Quando um paciente deseja melhorar algum aspecto do corpo por meio de um procedimento cirúrgico, ele precisa entender, também, a importância da fisioterapia na recuperação da cirurgia plástica. Isso se deve ao fato de que, após a cirurgia, é normal que apareçam efeitos colaterais, como a dor, os edemas, as equimoses e outros desconfortos provenientes do procedimento.
É por meio da fisioterapia pós-cirúrgica que é possível minimizar as queixas e otimizar os resultados da cirurgia plástica, diminuindo o desconforto e os traumas na área operada. Cabe lembrar que a alta satisfação dos pacientes é, hoje, provavelmente, o critério mais importante na avaliação dos resultados dos procedimentos cirúrgicos. Daí vem a necessidade de os cirurgiões plásticos conhecerem os detalhes das técnicas fisioterapêuticas, para poder indicá-los como tratamento logo após uma cirurgia.
Podem ser utilizados vários técnicas de fisioterapia na recuperação da cirurgia plástica, que vêm demonstrando eficácia e resultados positivos para a reabilitação do paciente. O tratamento pós-cirúrgico pode ser realizado no pós-operatório imediato ou tardio, tendo como objetivo prevenir:
* edemas;
* enfisema cutâneo;
* retrações cicatriciais;
* fibrose;
* lipoma;
* seroma;
* déficit de sensibilidade;
* contratura muscular.























